Newsletter WordPress – Edição 7

Esta é a sua dose semanal com as principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress!

Mas antes de iniciar, tenho um comunicado muito importante!

Novidades sobre o CorreioWP

Quem é mais antigo na comunidade brasileira do WordPress deve lembrar do CorreioWP, uma newsletter que tinha o mesmo propósito desta: divulgar conteúdo produzido sobre o WP aqui no Brasil. Só que por conta das correrias da vida, acabou ficando parada desde o começo de 2016 e, até onde eu sei, não houve mais nenhuma iniciativa parecida.

Mas na semana passada os inscritos dela receberam uma notícia inesperada: a newsletter CorreioWP se uniu ao PainelWP para a felicidade de todos os amantes do WordPress!

Queria dar boas vindas à todos os usuários do CorreioWP e deixar um agradecimento especial ao Fabio Fiss, Rodolfo Rodrigues e Rafael Funchal por todo o trabalho realizado no projeto.

Fico honrado em continuar com a missão de compartilhar conhecimento sobre WordPress produzido aqui no Brasil e no mundo e gratos pelas palavras gentis no comunicado da mudança!

Sem mais delongas, aqui vão os links desta newsletter ‘curada por um cara “gente fina”‘ 😀

Novidades novas

Foi lançado a versão v0.16.0 do plugin WooCommerce Admin [em inglês], que é uma nova interface de administração oficial do WooCommerce, totalmente feita em JavaScript. O foco dela é a criação de novos e melhores relatórios, com um painel para monitorar todas as métricas importantes da sua loja virtual.

O time de acessibilidade está avaliando a criação do Global Accessibility Day [em inglês], evento parecido com o Global Translation Day [em inglês]. Acredito que essa iniciativa poderia ajudar bastante o WordPress no quesito acessibilidade, principalmente no editor de blocos.

Foi criado uma proposta para aumentar a versão mínima recomendada do PHP para 7.2 [em inglês]. A ideia é exibir um aviso via widget no painel para quem está utilizando uma versão menor que esta.

Outra proposta também foi criada para definir melhor como os logos do WordPress e WordCamp devem ser utilizados [em inglês] em meetups e WordCamps. Esse é um tópico que levanta muitas dúvidas e isso acaba tornando muito difícil de dizer se alguém está fazendo algo errado ou não. A ideia deste projeto é criar diretrizes claras para que essa confusão não aconteça mais.

O plugin CalderaWP foi comprado pela empresa “pai” do Ninja Forms [em inglês], chamada Saturday Drive. Mesmo os dois plugins sendo “concorrentes”, ambos continuarão coexistindo, cada um focando em um público-alvo diferente. O CalderaWP é voltado para desenvolvedores que querem mais personalização, enquanto o Ninja Form foca em simplicidade para atender usuários não técnicos.

Outros links interessantes

Quer saber como é trabalhar com WordPress enquanto viaja para eventos? Este vídeo tem uma entrevista com o Anyssa Ferreira e o Allyson Souza, organizadores dos eventos da comunidade de WordPress em São Paulo, sobre como eles organizaram o trabalho remoto durante a viagem deles para participar do WordCamp Europa 2019, em Berlin, na Alemanha.

Tutoriais, guias e ferramentas

Aprenda neste vídeo como criar endereços personalizados (URL) no WordPress para o seu plugin. O objetivo é dar a base para que você possa desenvolver endereços mais bonitos.

Saiba quais são as 10 dicas essenciais de segurança para deixar o seu site seguro.

Entenda como escolher bem um tema para o WordPress, seja ele gratuito ou pago. Esta é uma etapa muito importante para todos os sites, pois é a forma como o visitante vai, literalmente, ver o seu site.

Aprenda sete maneiras para corrigir o erro 405 (método não permitido) no WordPress. Esse não é um problema muito trivial, então precisa de um pouco mais de dedicação para ser corrigido. Muitas vezes o jeito mais rápido é pular diretamente para os logs do servidor (passo 6), que normalmente dão dicas da origem do problema.

Você sabe o que são revisões no WordPress e como utilizá-las? Infelizmente o modo de comparação de revisões para quem já está utilizando o editor de blocos é em “modo texto”, espero que logo seja possível visualizá-los como blocos. Já vi alguns servidores de hospedagem que limitaram o número de revisões para três, de forma a melhorar o desempenho dos sites.

Olha só como hackers podem sobrescrever as suas configurações de segurança no wp-config.php [em inglês]. É um método bem criativo! Uma das maneiras de identificar esse problema é com o monitoramento constante de arquivos nas pastas do WordPress para verificar se nenhum deles está “sobrando” ou possui código malicioso.

Você já viu que quando adiciona um bloco de “citação” você pode escolher entre dois estilos? Agora você pode aprender como adicionar estilos personalizados nos seus blocos do Gutenberg [em inglês]. Eu adoro os blocos que oferecem esse tipo de opção!

Guia completo do plugin AMP para WordPress [em inglês]. Pode ter certeza que neste caso a palavra “completo” está longe de ser um clickbait. Tem como configurar o Stories, Google Analytics, personalizar o visual com CSS, erros de validação e até verificação com o WP-CLI! Se você não faz a mínima ideia do que é AMP, tem uma explicação bem legal e completa (olha só!) no início do artigo.

No tutorial automatizando o WordPress com aliases no WP-CLI [em inglês] você vai aprender como criar atalhos para rodar remotamente um mesmo comando em vários sites. Ótimo para colocar na prática o work smarter, not harder (trabalhe de forma mais inteligente, não mais intensamente). Fiz essa tradução agora, ficou boa?

Você já se perguntou por que os pedidos no WooCommerce ficam como Processando? Essa é uma dúvida que vejo muita gente que está iniciando com o plugin tendo. Aproveitei e falei com o pessoal do #traducao no Slack sobre isso, mas essa não seria uma mudança simples de ser feita.

Saiu um comparativo entre os melhores plugins anti-Spam para o WordPress para ajudar você a não ter mais problema com propagandas indesejadas nos comentários, formulários e outros.

Plugin brasileiro em destaque

Adicione suporte ao Pagar.me no seu WooCommerce. O plugin ainda não suporta a opção de pagamento recorrente, mas está prevista uma integração para isso.

Colabore na próxima edição

Se você leu algum artigo ou assistiu um vídeo legal sobre WordPress e gostaria que ele fosse compartilhado com mais pessoas, mande pela página de colaboração.