Newsletter WordPress – Edição 6

Esta é a sua newsletter semanal com as principais notícias, matérias e vídeos sobre o fabuloso mundo do WordPress!

Novidades novas

Que tal se aventurar e enviar uma proposta de palestra em inglês para o WordCamp Asia 2020 [em inglês]? O evento está aceitando palestras até o dia 25 de setembro de 2019.

Falando nisso, também é possível enviar uma proposta de atividade para o WordCamp São Paulo 2019 até o dia 11 de agosto, que é bem mais perto e em português.

Saiu uma correção de segurança para o plugin WP Super Cache [em inglês]. A vulnerabilidade afetava somente as instalações com o modo debug ativado. Para quem não conheçe, este é um ótimo plugin para deixar o site mais rápido sem precisar de muita configuração.

Foi anunciado o WooCommerce 3.7 RC1 [em inglês] e algumas das novidades são: novo bloco de produtos, melhorias de velocidade, versão mínima do WP alterada para 4.9 e PHP para 5.6. Veja todas aqui [em inglês].

O HeroPress foi adicionado no feed de notícias do painel do WordPress [em inglês]. Este é um site dedicado para contar a história de membros da comunidade do WP, vale a pena dar uma olhada!

O Google agora indexa os feeds de RSS de podcasts e o plugin Yoast SEO lançou a versão 11.7 [em inglês] para mudar a sua configuração padrão anterior desses arquivos que era de noindex. Entre outras novidades estão a melhorias na interface e alterações nos blocos de FAQ e HowTo.

Saiu a versão 1.1.0 do plugin Theme Sniffer e a v0.2.0 do WPThemeReview [em inglês]. O Theme Sniffer é um plugin que verifica se o seu tema segue os padrões de código do WordPress.

Outros links interessantes

Sabe o HeroPress que comentei lá em cima? Ele publicou no começo do ano um post sobre a história da Anyssa Ferreira na comunidade do WordPress, que é uma das organizadoras dos meetups e WordCamps de São Paulo. No início do texto tem uma versão em inglês e depois uma em português, então não tem desculpa para não ler.

Jogue a primeira pedra quem nunca escreveu WordPress errado! Aprenda neste vídeo o jeito certo de escrever e o que é construção de autoridade dentro e fora do mundo do CMS, assim como a importância disso para o seu negócio. Destaque para o trecho que fala: “não seja babaquinha com o coleguinha“.

A Anyssa indicou o podcast Women in WP [em inglês], com dois novos episódios por mês. Este é um projeto focado em mulheres que trabalham com blog, design, desenvolvimento e marketing na comunidade do WordPress. Para quem prefere vídeo, os episódios também são gravados e disponibilizados no YouTube.

Tutoriais, guias e ferramentas

Veja como configurar o Paypal Checkout Transparente Brasil no Woocommerce. O processo feito do zero não é tão simples quanto eu imaginei e envolve coisas como uma ligação ao suporte da PayPal para validação da conta.

Depois da palestra no meetup de Curitiba, o Marcos fez um post bem legal explicando como criar seu primeiro plugin para o WordPress, incluindo a parte de enviar para o repositório oficial. Aliás, transformar palestras em posts é uma ótima maneira de compartilhar conhecimento para quem não conseguiu ir ao evento. #fikdik

Aprenda como adicionar o Google Maps com ou sem plugin no WordPress. Lembrando que a maioria das soluções com plugin exige uma chave da API do Google.

Saiba como migrar um sitemap para o WordPress e garantir que todos os links estão redirecionando corretamente. Bem últil para quem, por exemplo, está saindo do Wix ou de outro CMS fechado e indo para o mundo maravilhoso do WordPress

Se você altera código, dá uma olhada na ferramenta GenerateWP [em inglês]. Ela possui vários geradores (query, taxonomias, readme, cron jobs, …) para ajudar você a não se enroscar no desenvolvimento em WordPress.

Se você desenvolve temas, saiu um tutorial no blog oficial do WP sobre como adicionar e testar skip links [em inglês] para eles serem acessíveis.

Plugin brasileiro em destaque

Adicione um link em uma coluna inteira do Elementor com o plugin Make Column Clickable Elementor e faça seus visitantes mais felizes por não terem que ficar procurando onde clicar.

Colabore na próxima edição

Se você leu algum artigo ou assistiu um vídeo legal sobre WordPress e gostaria que ele fosse compartilhado com mais pessoas, mande pela página de colaboração.