Newsletter WordPress – Edição 8

Esta é a sua dose semanal com as principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress!

Hoje completamos dois meses, ou oito edições, de vida e de muitos links legais \o/ Está sendo muito divertido e satisfatório fazer o Painel WP, espero que você esteja curtindo também 😀

Novidades novas

O envio das palestras para o WordCamp São Paulo 2019 foram prorrogadas até o dia 16.AGO.2019! Então se você ainda não enviou a sua, corre lá que tem até sexta!

Ontem foi divulgado que a Automattic comprou o Tumblr [em inglês], uma notícia que supreendeu todos. O Tumblr vai continuar independente e duas das metas iniciais serão trocar o backend para o WordPress e disponibilizar o código fonte do site Tumblr.com. Se considerarmos estas duas metas, faz muito sentido esta aquisição, pois irá aumentar (e muito) a base de usuários do WP e será uma porta de entrada bem mais simples para se utilizar a plataforma. Acredito que este pode ser um primeiro passo para termos um “Instagram open source“.

Saiu a versão 6.2 do plugin Gutenberg [em inglês], que entre as principais novidades está a remoção do limite dos blocos permitidos dentro dos blocos ‘cobertura’ e ‘mídia e texto’. Antes só era possível adicionar: botão, título e parágrafo. Agora os usuários terão mais flexibidade de criação.

Veja o planejamento para o WordPress 5.3 [em inglês]. A ideia é ele ser lançado no dia 12 de novembro de 2019 e as principais mudanças serão relativas ao editor de blocos.

Para quem tem mais de dez plugins instalados sabe o pesadelo que pode ficar a tela administrativa por conta de várias notificações, cada uma de tamanho e cor diferente. Por conta deste problema foi criado uma proposta chamada WP Notify para trazer um padrão nas notificações [em inglês].

Saiu a versão 11.8 do plugin Yoast SEO [em inglês] que trouxe mais alterações no meta box do plugin dos posts e páginas, além de várias correções de bugs e melhorias na geração dos códigos Schema.

O Jetpack versão 7.6 [em inglês] veio com várias melhorias relacionadas ao AMP, entre elas a adição do suporte dos posts relacionados, carregamento das imagens pelo CDN (quando ativado) e botões de compartilhamento sem carregar CSS adicional. O plugin também adicionou uma nova (e controversa) maneira de fazer propaganda da versão paga [em inglês], mostrando os blocos pagos para usuário gratuitos, como se fosse um trial, mas que não são exibidos para os visitantes comuns. Acredito que logo mais será preciso ter uma definição bem clara do que é permitido dentro de um bloco, antes que vire um monte de propaganda de blocos pagos.

Se você tem um tema no repositório do WordPress, será necessário que o menu dele seja acessível por teclado até setembro. Neste post tem também algumas dicas de como fazer isso.

Outros links interessantes

Assista essas 7 dicas para submeter sua palestra para um WordCamp [vídeo] e não perca a chance de palestrar no WordCamp São Paulo 2019! (sim, eu sei que é a segunda vez nesta newsletter que estou pedido isso. Falando nisso, já submeteu sua proposta?)

Sabe qual é um dos destaques da comunidade do WordPress? Nesta entrevista com a Anyssa Ferreira, organizadora dos meetups e WordCamp de São Paulo, ela conta que a disponibilidade para ajudar sem esperar nada em troca foi um grande empurrão para ela fazer parte da comunidade. (Perceberam Anyssa tá bem pop aparecendo nas últimas newsletters?)

O bloco nativo para exibir códigos é bem feio, isso não faz muito sentido se levarmos em consideração que o próprio WordPress tem uma biblioteca para tratar isso. O Weston Rutter, que trabalha no time de WordPress da Google, também ficou indignado com isso e decidiu resolver esse problema criando o plugin Syntax-highlighting Code Block (with Server-side Rendering) [em inglês]. Ele expande o bloco nativo, oferecendo várias opções legais e o melhor de tudo: não adiciona o carregamento de Java Script adicional! E tem mais: suporta o AMP! Já estou usando ele 😀

Dica legal de porque todo desenvolvedor deve ter seu próprio blog [em inglês], nem que seja para compartilhar o que está aprendendo. Eu faço isso e garanto que o resultado vale a pena!

Tutoriais, guias e ferramentas

Saiba como criar campos no Personalizar (Customizer) do WordPress [vídeo] neste tutorial para iniciantes, mostrando como exemplo a adição de um texto e imagem personalizadas no rodapé.

O WordPress Security Checklist é uma das paradas obrigatórias para todos que querem saber quais itens devem fazer para deixar o seu site seguro.

Aprenda 10 dicas para um site WordPress mais rápido, envolvendo principalmente a adição de códigos simples no seu tema, mas também recomendando alguns plugins. Fiquei bem feliz de saber que este post é uma tradução de uma dica que saiu no Painel WP 5 😀

Falando em velocidade, este guia de primeiros passos para otimização WordPress é bem explicativo, ótimo para quem não é técnico e quer entender como todo esse processo funciona. Além disso, a página possui um visual bem legal que foge totalmente do padrão de tutoriais, valendo a visita só por isso.

Entenda de uma vez por todas o que são as permissões de arquivos do WordPress para deixá-lo mais seguro [em inglês].

Para os programadores de plantão, aprenda como enviar cabeçalhos de autorização no WordPress [em inglês].

Você já se viu perdendo muito tempo para deixar a bolinha do Yoast SEO verde [em inglês]? Não caia em uma busca cega pelo verdinho e saiba os erros comuns que muita gente comete ao tentar fazer isso.

Aprenda como utilizar AJAX com PHP no WordPress [em inglês].

Foi criado um projeto para ajudar na criação do ambiente de desenvolvimento local do WordPress. O obejtivo é ser um primeiro passo para ajudar pessoas que querem colaborar com o WordPress e não precisarem sofrer tanto para iniciar.

Plugin brasileiro em destaque

O plugin Tainacan foi criado para facilitar o gerenciamento de acervos digitais (ex: fotos, documentos, vídeos …) com a possibilidade de criação de filtros e integração com o editor de blocos (Gutenberg).

Colabore na próxima edição

Se você leu algum artigo ou assistiu um vídeo legal sobre WordPress e gostaria que ele fosse compartilhado com mais pessoas, mande pela página de colaboração.