Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 83

Newsletter sobre WordPress – Edição 83

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Fico bem feliz sempre que encontro uma nova ferramenta para simplificar algo do WordPress. Nesta edição compartilho quatro descobertas!

Novidades 📢

Foi lançada uma versão beta do WordPress para Android com uma nova funcionalidade de Stories [em inglês]. Ainda não é possível adicionar gifs animados, efeitos, stickers e outras coisas que os usuários estão acostumados em um story, mas isto está no planejamento. Sou um grande entusiasta da ideia de “ser dono” do próprio conteúdo e seria muito legal poder guardar os stories no meu próprio site e poder compartilhá-los nas redes sociais.

Criaram um blueprint para testar o Full Site Editing no software Local [em inglês]. Esta é uma maneira bem fácil de rodar o WordPress no seu computador e acredito que este modelo irá tornar os testes do FSE bem mais acessíveis.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda como habilitar a identificação por dois fatores (2FA – Two-factor Authentication) para todos os usuários do WordPress. Criei este passo a passo para ajudar você a deixar o seu site mais seguro 🔒.

Veja como utilizar a funcionalidade Rewrite & Republish do plugin Yoast Duplicate Post [em inglês] para criar uma versão temporária de um post ou página que já foi publicado, permitindo você fazer e salvar alterações antes de republicá-las.

Saiba quais são as diferenças e vantagens dos diferentes tipos de checkouts para WooCommerce.

Leia esta análise do DevKinsta [em inglês], um ambiente de desenvolvimento local gratuito para sites em WordPress. Este software é uma alternativa ao Local, XAMPP, entre outros. Achei a interface mais intuitiva que o Local e gostei da possibilidade de habilitar HTTPS. Funciona para Windows e Mac. Como só tenho Linux 🐧, infelizmente não consegui testar. Lanço aqui o desafio para você escrever um post sobre o DevKinsta e me mandar depois o link para divulgar aqui!

Conheça oito opções gratuitas de plugins de chat para WordPress.

Com o plugin Block Visibility 🔌 [em inglês] você pode controlar quando um determinado bloco é exibido, podendo até ser de acordo com um intervalo de tempo ou função do usuário (user role). Se você se interessou, recomendo também ler esta análise do plugin [em inglês].

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

O plugin API Improver para WooCommerce 🔌 melhora a API REST do WooCommerce sem a necessidade de configuração ou alteração de código.

Dica de programação 💻

Com a função PHP status_header() [em inglês] você define o código de status do cabeçalho HTTP. Esta é uma função nativa do WordPress que deve ser utilizada no lugar da header() ou http_response_code() do PHP.

Utilizando na prática 🚀

Para definir o código de status de uma página não encontrada (404), você utilizaria:

status_header( '404' );

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

26.JAN – Palestra sem título definido, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

28.JAN – Mesa redonda: Usando o editor de blocos (Gutenberg) no dia a dia, organizado pela comunidade de Curitiba.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *