Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 82

Newsletter sobre WordPress – Edição 82

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Esta edição está recheada de novidades! Fiquei bem animado com um link adicional que achei para a dica de programação. Acredito que você também vai gostar 😁 .

Novidades 📢

A versão baseada em blocos do tema Twenty Twenty-One está quase pronta [em inglês]. O objetivo dela é ter suporte completo ao Full Site Editing (FSE), que no momento só está disponível para quem utiliza o plugin do Gutenberg.

O plugin gratuito Yoast Duplicate Post adicionou a funcionalidade Rewrite & Republish [em inglês] que permite alterar em um ambiente seguro o conteúdo de uma página ou post que já está publicada sem precisar atualizá-la. Isto é muito prático se você precisa de aprovação para as alterações em uma página que já está publicada. É possível também agendar a atualização do conteúdo dessas páginas.

O plugin All in One SEO adicionou uma atualização automática própria sem notificar os usuários [em inglês]. Isso acabou atualizando a versão do plugin sem o consentimento de seus usuários e causou problemas para vários deles. Por conta disso, esta funcionalidade foi removida completamente na versão 4.0.12.

Foi enviada uma proposta para a tradução do Learn WordPress [em inglês]. Desde o seu lançamento, a primeira coisa que eu pensei foi que seria muito legal ter esse material também em português. Como esta é uma plataforma bem mais complexa devido à diversidade de materiais, a proposta separou alguns itens de curto prazo para iniciar este projeto.

A Liquid Web comprou o plugin The Events Calendar [em inglês]. Para quem já é cliente, nada deve mudar. Estou achando bem interessante esse movimento de aquisições de plugins e empresas relacionadas à plataforma WordPress no último ano.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda como usar PIX no WooCommerce. O maior benefício de utilizar o PIX é que o mesmo não possui taxas e o pagamento é recebido na hora. Fico pensando no impacto à longo prazo que isso terá nos gateways de pagamento 🤔.

Veja esta lista de plugins que não devem faltar em um projeto com WordPress.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

Com o plugin Pagamento QR Code Ame Digital 🔌 você pode receber pagamentos através de QR code da Ame Digital no WooCommerce.

Dica de programação 💻

Com a função PHP is_ssl() [em inglês] você verifica se está sendo utilizado SSL, que geralmente significa que o site possui HTTPS em seu endereço. Sei que a explicação pode ter ficado um pouco confusa, então para ajudar recomendo este quadrinho que explica as diferenças HTTPS, SSL e TLS em português 🇧🇷.

Utilizando na prática 🚀

if ( ! is_ssl() ) {
    // esta página necessita de SSL
    return;
}

Outros links interessantes 🎁

Foi publicado um artigo bem interessante comparando a velocidade das páginas criadas pelo Gutenberg e Elementor [em inglês]. Para resumir: o Gutenberg é bem mais rápido, mas para muitos casos ainda carece de muitas funcionalidades para ser uma solução viável. Acredito que o Gutenberg está fazendo o mais importante primeiro: construir uma base sólida com um bom desempenho. Ter mais funcionalidades é só uma questão de tempo ⏰.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

26.JAN – Palestra sem título definido, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *