Newsletter WordPress – Edição 30

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Novidades 📢

Uma ótima reflexão sobre o que esperar do WordPress em 2020 🎥. Acredito também que o protagonista do ano será o Gutenberg, principalmente com a entrada do diretório de blocos e da sua utilização fora dos posts e páginas. Adorei a provocação (saudável) no final do vídeo sobre o que cada um vai fazer para ajudar o WP a melhorar. Parte da minha resposta para isso é continuar compartilhando conhecimento com o PainelWP 💌.

Foi lançado o Gutenberg 7.2 [em inglês] com a possibilidade de adicionar um bloco com vários botões na mesma linha (um padrão comum de muitos sites), alterar o tamanho das imagens do bloco de galeria e uma primeira visualização do que vai ser o editor de sites (precisa ser ativado no menu: Gutenberg > Experiments).

Falando nisso, veja os itens que estão sendo trabalhado no Gutenberg no próximo mês [em inglês].

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda como utilizar os blocos ‘Colunas’, ‘Grupos’ e ‘Mídia e Texto’ no editor do WordPress 🎥. Gostei que também foi mostrado como cada um se adapta nos dispositivos móveis, além das várias opções de cada bloco.

No artigo oito coisas que aprendi construindo um site WordPress sem código [em inglês], há várias reflexões interessantes sobre a evolução do WP nesses últimos anos, a diferença que saber programar pode fazer na hora de criar algo sem utilizar código, temas e plugins recomendados, quando achamos que 80% do site está pronto descobrimos que ainda falta mais 80% 😅, e muito mais.

Link Whisper vs Yoast SEO vs Rank Math: qual é o melhor para links internos? [em inglês] é um comparativo de três plugins, um gratuito e dois pagos, que levanta um item importante em algumas dessas soluções: a possibilidade do Google penalizar o seu site achando que é SPAM.

Uma proposta bem interessante que utiliza OOP para simplificar o functions.php [em inglês].

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

O plugin Integração Rede para WooCommerce faz a integração da função de crédito com o WooCommerce. A história deste plugin é um ótimo exemplo da autonomia que o código aberto dá aos desenvolvedores para expandir as funcionalidades e suporte de uma solução.

Outros links interessantes 🎁

A Anyssa Ferreira participou do podcast Women in WP [em inglês], falando sobre a comunidade de WordPress na América Latina, educação e organização de WordCamps.

Uma entrevista com Rafael Funchal, da comunidade de WordPress de São Paulo.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙