Newsletter WordPress – Edição 29

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Novidades 📢

Saiba o que você precisa fazer para suportar a versão 3.9 do WooCommerce, com lançamento previsto para 06 de janeiro.

O framework Pods perdeu seu principal patrocinador e está procurando por doadores [em inglês]. Para quem não conhece, este é um ótimo plugin gratuito para auxiliar na criação de Custom Post Types (CPT).

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Uma lista de projetos práticos para você aprender a desenvolver no WordPress, ajudar a comunidade e aprimorar o seu portfólio.

Entenda como e quando usar o bloco galeria de imagens ou um plugin 🎥. Tem uma solução que utiliza o melhor dos dois mundos, o bloco de galeria nativo junto com o plugin do Jetpack, responsável por adicionar um visualizador em tela cheia ao clicar na imagem.

Aprenda como utilizar o gerenciador de pacotes NPM 🎥 para ajudar no desenvolvimento de blocos do Gutenberg.

Veja como adicionar o Google AdSense no WordPress. Só peço que não entupa o seu site de anúncios na esperança (falsa na maioria das vezes) de ficar rico 💵. Os usuários do seu site irão agradecer também.

Um guia para o uso de PHP Namespaces no WordPress [em inglês].

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

Está procurando por um profissional que trabalha com WordPress ou quer divulgar seus serviços nesta área? O HireWP é uma plataforma brasileira para vagas e anúncios de serviços exclusivos para WordPress.

Outros links interessantes 🎁

Uma história inspiradora de como uma empresa criou um negócio de 350 mil dólares p/ mês criando software para e-commerce (principalmente WooCommerce) [em inglês]. Eles também contam os vários aprendizados da jornada, as ferramentas on-line utilizadas, indicações de livros e conselhos para quem quer começar.

O WordPress é muito mais que código [em inglês], é também Meetups, WordCamps, Dia do Contribuidor e toda a sua comunidade. Fiquei apaixonado pela comunidade de WordPress quando fui no meu primeiro WordCamp em 2010. Para mim – e acredito que para muitos outros também – esse foi um fator essencial para ter me aprofundado mais na plataforma.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙