Início » Edições Anteriores » Newsletter WordPress – Edição 27

Newsletter WordPress – Edição 27

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Seis meses de PainelWP 🎆

Seis meses atrás (22.JUN.19) escrevi a edição 0 do PainelWP. Este era um projeto que estava há cerca de dois anos na minha cabeça, mas até esse dia ainda era apenas uma ideia. O que me impedia de começar, era sempre o peso da responsabilidade de me comprometer com algo que iria ter um esforço periódico. Um dia, simplesmente decidi começar e ver no que iria dar.

É muito importante para mim estar há 27 semanas seguidas pesquisando e comentando links sobre WordPress. É um prazer muito grande descobrir coisas novas, estar sempre aprendendo e compartilhando esse conhecimento.

Queria também agradecer a todo mundo que envia recomendações e ajuda na divulgação da newsletter, assim como aqueles que respondem os e-mails. Fico muito feliz ao receber um retorno e motivado em continuar com este projeto. Obrigado 💌!

Novidades 📢

Semana passada saiu o WordPress 5.3.2, uma atualização com várias correções importantes, apesar de não haver nenhum item relacionado à segurança.

Saiu a versão 1 do design do diretórios de blocos dentro do painel do WordPress [em inglês]. Gostei muito da preocupação em ter uma consistência nas telas, que atualmente não existe no painel administrativo, e de tratar os empty states (quando não há nenhum item na tela/campo). O objetivo é lançar essa funcionalidade no WordPress 5.5, previsto para agosto de 2020.

A Bluehost lançou um marketplace de temas pagos para seus clientes [em inglês]. No texto também explica o processo para vender um tema lá e conseguir o selo “Bluehost Certified“, que garante um controle de qualidade aos clientes. Achei bem interessante essa iniciativa. Estaríamos entrando em um novo nicho de marketplaces controlados pelos servidores de hospedagem?

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Já se perguntou por que plugins e temas piratas do WordPress são um problema? 🎥

“Cria uma vez, publique em qualquer lugar” com o WordPress [em inglês] é um tutorial muito interessante de como extrair o conteúdo do Gutenberg para transformar o CMS em uma central de publicação. Já adiantando que o texto é bem técnico, mas é uma ótima maneira de aprender como o editor de blocos guarda o conteúdo no banco de dados.

Veja como melhorar o fluxo editorial em blogs WordPress com vários autores.

Entenda como converter do Editor Clássico para Gutenberg e vice-versa 🎥.

Aprenda como configurar os Artigos Instantâneos do Facebook no WordPress. O interessante é que o artigo não recomenda o plugin oficial devido a alguns problemas críticos de desempenho. Muito legal esse tipo de preocupação na hora de fazer um texto assim.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

O plugin WP Link Bio é uma alternativa gratuita ao Linktree (ou outros serviços parecidos) para gerar uma página com uma lista de links para utilizar no seu perfil de redes sociais, como o Instagram.

Como parte da comemoração de seis meses da newsletter, o autor do plugin disponibilizou o cupom PAINELWP (tudo em caixa alta) que dá de 50% de desconto da versão Pro 🎉.

Outros links interessantes 🎁

Veja a história dos slides criados com o WordPress, que foi apresentado por Matt Mullenweg, durante o State of the Word no WordCamp US 2019. Como desafio pessoal, vou utilizar o plugin na minha próxima palestra no meetup de WordPress de Curitiba.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços natalinos,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress
🎅