Newsletter WordPress – Edição 0

Olá amantes do WordPress de todo o Brasil! Esta é a edição número zero da newsletter mais legal sobre WordPress em português.

Por esta ser a edição nula, só o autor dela mesmo que leu no e-mail #foreveralone. Mas você poderá ler as edições anteriores através de nosso site (sim, este que está acessando agora).

Chega de falar e vamos para o que interessa!

O futuro é em blocos

Foi lançado na semana passada a versão 5.0 do WordPress com o Gutenberg, que agora é chamado de editor de blocos.

Uma semana depois já saiu também a v5.0.1 com atualizações de segurança. As correções também foram feitas na versão 4.9, para quem ainda não atualizou para a nova versão do WordPress.

Se você caiu de paraquedas e está meio perdido sobre essa atualização, dá uma olhada na palestra do Daniel Kossmann, onde ele explica o que é o Gutenberg e qual seu impacto no WordPress. A palestra também foi feita no último WordCamp São Paulo e os slides foram atualizados.

A comunidade de Curitiba fez um meetup este mês focado na nova versão 5.0 e você pode conferir nos comentários os links falados durante o encontro.

De volta para o passado

É possível escolher quais conteúdos o Gutenberg deve ser desabilitado utilizando o plugin Gutenberg Ramp.

Cada conteúdo no seu quadrado bloco

Se você quer entender melhor o que cada bloco pode fazer, o GoGutenberg documentou todos os blocos (em inglês) de uma maneira super legal.

Programe um bloco para chamar de seu

Aprenda como criar o seu primeiro bloco com o vídeo do Felipe Elia, porque como ele diz no começo: “tá na hora da gente aprender isso aí!”. Ele também criou um post no blog dele com os códigos de exemplo.

No repositório oficial do WP no Github, também tem vários exemplos de blocos do Gutenberg (em inglês) feitos especificamente para você aprender.