Pular para o conteúdo
Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 157

Newsletter sobre WordPress – Edição 157

Oi visitante! Bom ver você por aqui!

Chegou sua dose semanal de notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você chegou agora por aqui: o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração, Twitter ou Instagram.

🧙‍♂️ Nota do editor 🎂

No dia 22 de junho de 2019 publiquei a edição zero do PainelWP. Naquele dia, ainda estava bastante inseguro se iria conseguir publicar semanalmente e por quanto tempo conseguiria manter o projeto ativo. Por isso, com esta edição comemoro com muita felicidade este marco de 3 anos enviando uma newsletter semanal sobre um dos assuntos que mais gosto: WordPress e a sua comunidade! Obrigado a todos que me acompanham e apoiam esta iniciativa, a contribuição de vocês é muito valiosa! 💙

Como parte da comemoração, estou coletando depoimentos neste formulário para criar uma página listando todos eles. Me ajuda contando como o PainelWP impacta sua vida profissional?

📢 Novidades

O WordPress.org está fortemente recomendando que autores de temas hospedem localmente fontes web [em inglês] para evitar violações da GDPR. Os temas nativos da plataforma, do Twenty Twelve até o Twenty Seventeen, serão atualizados para não carregar mais fontes do Google Fonts.

O repositório oficial de plugins forçou uma atualização de segurança do Ninja Forms [em inglês] para corrigir uma vulnerabilidade crítica no plugin. Isto acontece somente em casos raros onde um grande número de usuários é afetado por uma vulnerabilidade crítica. Se você utiliza o plugin e tem as atualizações automáticas desativadas, recomendo verificar o quanto antes sua atualização.

Foi aberta uma chamada para traduzir a pesquisa anual dos meetups de 2021-22 [em inglês]. Pela primeira vez na história do WordPress esta pesquisa será feita em vários idiomas, possibilitando que mais pessoas participem dela para que seja obtido um resultado mais preciso. O prazo é até 2 de julho e se você puder ajudar, no post tem o passo a passo do que precisa ser feito.

📚 Tutoriais, guias e ferramentas

Assista quais são as 5 novidades para desenvolvedores no WordPress 6.0 🎥 (16min) para aprender como fazer melhor proveito delas. Estava sentindo falta de ter um vídeo mais técnico sobre os lançamentos da plataforma, obrigado Fellyph pelo excelente trabalho nele! 🤩 O trecho (00:14:09) que mais me chamou atenção foi como criar um padrão (ou modelo) de página do editor de blocos que aparece como opção ao criar uma nova página, pois isso facilitaria muito a vida de quem cuida da construção de novas páginas em um site.

Aprenda o que é uma API e a importância de se utilizar as APIs internas do WordPress. Este é um texto bem completo sobre o assunto, servindo tanto para pessoas do nível júnior, que querem aprender desde o básico, quanto para do nível sênior, que muitas vezes precisam refrescar a memória de quando é melhor não utilizar funções nativas do PHP ou MySQL.

Entenda como otimizar o WordPress com o plugin LiteSpeed Cache. Este foi o tutorial mais completo que já vi sobre o plugin e confesso que fiquei impressionado com a quantidade de funcionalidades que ele possui. Com certeza vou testá-lo com mais calma.

💎 Dica de bloco, plugin ou tema

O plugin SMNTCS Deactivate image compression 🔌 [em inglês] possibilita facilmente desabilitar a compressão de qualidade da imagem padrão do WordPress de 90%. Este é um recurso da plataforma que não é muito conhecido e que pode até gerar conflitos (principalmente com designers), principalmente quando uma imagem é otimizada e depois enviada para o WP, sua qualidade pode ficar visivelmente comprometida (normalmente ficando pixelizada ou borrada).

A economia está passando por um momento bem difícil e afetando negativamente várias pessoas. Por conta disso, criei uma lista com referências que estão me ajudando a entender a crise financeira de 2022 e espero que ajude você também. Nestes momentos, estar bem informado e preparado faz toda a diferença.

🗓️ Próximos eventos online da comunidade

28.JUN – Palestra online “WordPress e Google Analytics – Instalação, Análise e Insights”, organizada pela comunidade de São Paulo.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

🔄 Indicação ganha-ganha

Ganhe $15 na hospedagem da Cloudways [link afiliado]. Esta é a hospedagem que utilizo para o PainelWP, meu blog e outros projetos pessoais. Escolhi um servidor na VULTR localizado em Dallas, por ser o mais próximo ao Brasil disponível dentre todas as opções. Estou muito satisfeito com o serviço e desde que migrei para eles a velocidade dos meus sites melhorou consideravelmente.

💼 Vagas de WordPress

Pessoa Desenvolvedora WordPress na Pipefy (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor Front-end na Apiki (remoto).

WordPress Content Writer na Rank Math (remoto, inglês obrigatório).

Open Source Support Engineer na 10up (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor WordPress Full Stack na Yogh (remoto).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

💬 Suporte gratuito de WordPress

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress. Mas não fique triste, que sexta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Creative Commons License
Except where otherwise noted, the content by Daniel Kossmann Ferraz is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.