Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 98

Newsletter sobre WordPress – Edição 98

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Para poder me aprofundar um pouco mais nas explicações e exemplos práticos das dicas de programação 💻, irei publicar um post separado no meu blog com o código. Isto também vai dar mais liberdade para utilizar HTML e CSS nos exemplos e facilitar a leitura dos códigos.

Novidades 📢

A Creative Commons Search fará parte do WordPress.org [em inglês], possibilitando a futura busca de imagens 🖼️ sob a licença CC0. Havia a possibilidade do projeto ser descontinuado e a Automattic (empresa do cofundador do WordPress) decidiu ajudar, patrocinando vários membros chaves para mantê-lo ativo e trazê-lo para dentro da fundação do WordPress. Estou bem empolgado com esta notícia e acredito que muitas coisas boas virão por conta dela!

O diretório de padrões (Pattern Directory) deverá ser lançado com o WordPress 5.8 [em inglês].

Veja qual é o plano para deixar dar suporte ao Internet Explorer 11 no WordPress [em inglês]. Aposto que caiu uma lágrima de felicidade ao ler o título desta notícia 🥲.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda o jeito certo de personalizar temas WordPress. Spoiler: é com temas descendentes (também conhecidos como temas filhos).

Assista a gravação da palestra ‘Como dar conta de ser blogueira e ter um trabalho full-time ao mesmo tempo’ 🎥 do último meetup da comunidade de WordPress de Curitiba. Gostei muito da planilha de OKRs para o blog e redes sociais!

Você vai querer imprimir folha de dicas de desenvolvimento de temas WordPress. Aposto que fazia tempo que você não chegava perto de uma impressora 🖨️. (PS: Obrigado pela citação do site do PainelWP nela 💞)

Confira a décima quinta aula do curso de desenvolvimento de blocos Gutenberg 🎥 e assista como utilizar o componente do editor RichText.

Dica de bloco, plugin ou tema 💎

Com o plugin Blank Slate 🔌 [em inglês] você tem acesso a um modelo de página “em branco” (blank slate) para poder criar páginas sem o topo e o rodapé do seu tema. É muito útil na criação de landing pages ou para construtores de páginas (page builders).

Dica de programação 💻

Com a função PHP wp_parse_url() [em inglês] você gera a partir de uma URL um array com seus valores separados por tipo (scheme, host, path, port, …) .

Veja como utilizar o wp_parse_url() na prática 🚀.

Outros links interessantes 🎁

Escute esta conversa com Anne McCarthy sobre o Full Site Editing no WordPress 🎧 [em inglês] para entender mais sobre o projeto e como ele será lançado. Depois de ter escutado entendi muito mais sobre os objetivos e os próximos passos para o FSE e estou ainda mais empolgado com ele! 🤩

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

20.MAI – Palestra online “WordPress, estruturas de venda online & infoprodutos”, organizado pela comunidade de São Paulo.

25.MAI – Palestra online sem título definido, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

Vagas de WordPress 💼

Desenvolvedor(a) PHP / WordPress Sênior na EB-ISCO (remoto, alemão obrigatório).

Estágio para Web Design e Desenvolvimento Web na Yogh (remoto).

Analista de Marketing Digital na Yogh (remoto).

Desenvolvedor PHP / Laravel / WordPress na Inisev (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor Pleno WordPress na NextPress (remoto).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *