Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 94

Newsletter sobre WordPress – Edição 94

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Vai acabar ficando para semana que vem uma das primeiras mudanças que estou preparando após o feedback. Enquanto isso, curta os links selecionados para esta edição 😄.

Novidades 📢

O WordPress 5.7.1 Release Candidate 1 [em inglês] está disponível para testes.

A Automattic fez o pré-lançamento do Jetpack Boost [em inglês], um plugin focado na otimização do WordPress para o Core Web Vitals [em inglês]. A versão atual não deve ser utilizada em sites de produção, mas o lançamento oficial deve ser nas próximas semanas.

Foi lançado o tema Astra 3.3 [em inglês] com várias otimizações de velocidade 🚀.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Entenda como funciona o WooCommerce e quais são as suas taxas. Ficou bem legal a comparação dele com outras plataformas de e-commerce como Shopify, Nuvemshop e Loja Integrada.

Conheça estas 10 dicas eficazes para o SEO do seu site em WordPress. Esta é mais uma tradução feita pela Yogh, desta vez de um post da codeinwp. Seria muito legal 🤩 ver outras empresas fazendo o mesmo para tornar conteúdos em inglês mais acessíveis para o público brasileiro.

Aprenda como utilizar e otimizar as revisões do WordPress. O post cita uma configuração que já vi em vários servidores otimizados para WP e você pode facilmente fazer: limitar o número de revisões através de uma linha de código no wp-config.php.

Confira a décima primeira aula do curso de desenvolvimento de blocos Gutenberg 🎥 e assista como  editar a descrição e o conteúdo HTML de um bloco.

Dica de bloco, plugin ou tema 💎

Com o plugin Broken Link Checker 🔌 [em inglês] você encontra facilmente links quebrados dentro do seu site.

Dica de programação 💻

Com a função PHP human_time_diff() [em inglês] você obtêm a diferença entre duas datas (timestamps) em um formato mais legível para humanos, como: 1 hora, 5 minutos ou 4 dias.

Utilizando na prática 🚀

Utilizando parte do código do PainelWP 93, vamos exibir a diferença do tempo da data de modificação de um post (dentro de um loop) com o dia atual, em um formato mais legível para os humanos:

$atualizado = get_the_modified_date('U');
$diferenca = human_time_diff( $atualizado );
echo "Atualizado em " . $diferenca;

Um possível resultado é: Atualizado em 1 semana 

Outros links interessantes 🎁

Utilize um destes sites de 25 celebridades que utilizam o WordPress para convencer aquele cliente (ou amigo) para o maravilhoso mundo do WP. Vai que rola uma influência 💁‍♀️ depois de citar nomes como Sylvester Stallone, Katy Perry e Leonardo DiCaprio.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

22.ABR – Palestra online sem título definido, organizado pela comunidade de Florianópolis.

27.ABR – Palestra online sem título definido, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *