Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 91

Newsletter sobre WordPress – Edição 91

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Adicionei alguns depoimentos 💬 dos leitores no site do PainelWP. Contribua também 💖 publicando um depoimento no seu Twitter e me marcando (@danielkossmann).

Novidades 📢

Entenda quais são as primeiras ideias para o planejamento do WordPress 5.8 💡[em inglês].

O evento online Web Agency Summit acontecerá entre os dias 23 e 26 de março [em inglês]. Este é um evento gratuito focado em agências e freelancers que trabalham com WordPress para ajudá-los a expandir seus negócios 💵.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Semana passada foi lançado o WordPress 5.7. Confira estas publicações nacionais com mais informações:

  1. Guia rápido das novidades do WordPress 5.7 “Esperanza”, pela Haste;
  2. Novidades do WordPress 5.7 “Esperanza”, pela Yogh;
  3. O Que há de Novo no WordPress 5.7, pela Kinsta.

Entenda como o design centrado no usuário pode fazer um site valer 4x mais 🎥, nesta palestra do WordCamp São Paulo 2019.

Aprenda como criar novas medidas de recorte de imagens no WordPress. Desta forma é possível carregar imagens com tamanhos otimizados 🚀 de acordo com o local onde elas estão sendo exibidas.

Confira a oitava aula do curso de desenvolvimento de blocos Gutenberg 🎥 e assista como funciona a estrutura básica de um bloco.

Conheça algumas ferramentas para ajudar na migração de DNS de sites e garanta que tudo foi configurado corretamente ✅.

Dica de bloco, plugin ou tema 💎

Com o plugin Stop Emails 🔌 [em inglês] você desativa ⛔ todos os e-mails enviados pelo WordPress. Isto é muito útil para ambientes de desenvolvimentos, onde você não quer que o WP fique disparando e-mails. O plugin muda o comportamento da função wp_mail() para que ela não retorne nada e permite gravar os e-mails no log de erro do PHP.

Dica de programação 💻

Com a função PHP get_rest_url() [em inglês] você obtém a URL completa do endpoint REST do site.

Utilizando na prática 🚀

Esta função é muito útil para criar chamadas para endpoints no REST do próprio site, sem precisar especificar a URL absoluta dele. Segue abaixo alguns exemplos com seus respectivos retornos:

get_rest_url();
// Retorno = https://www.painelwp.com.br/wp-json/

get_rest_url(null, 'wp/v2/posts');
// Retorno = https://www.painelwp.com.br/wp-json/wp/v2/posts

Outros links interessantes 🎁

A reflexão sobre conversas assíncronas e profissionais de TI é de extrema importância para o trabalho nesta área. Ter conversas assíncronas exige uma mudança de mentalidade e uma melhor organização, mas é extremamente libertador e pode ter um impacto muito positivo na sua produtividade 📊.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

30.MAR – Palestra online sem título definido, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

31.MAR – Mesa redonda online: Otimizando a velocidade de sites em WordPress, organizado pela comunidade de Curitiba.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *