Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 86

Newsletter sobre WordPress – Edição 86

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Continuando os experimentos, desta vez estou testando um título diferente de e-mail e colocando um resumo dos tópicos no post e redes sociais.

Novidades 📢

As palestras do WordCamp India 2021 serão nos dias 13 e 14 de Fevereiro [em inglês]. Tem vários palestrantes interessantes como Matt Mullenweg (co-fundador do WordPress), Josepha Haden (Diretora-executiva da comunidade de WordPress), Marieke van de Rakt (CEO da Yoast), entre outros [em inglês].

Foram corrigidas várias vulnerabilidades sérias no plugin NextGen Gallery [em inglês]. Se você usa este plugin, é recomendado a atualização imediata 🔐.

Veja quais são as metas de 2021 do time de comunidade (Community Team) do WordPress [em inglês]. Gostei da proposta do treinamento de liderança em open source 😎.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Confira a terceira aula do curso de desenvolvimento de blocos Gutenberg 🎥 e aprenda a criar seu primeiro bloco utilizando o CLI create block.

Entenda porque a WP Rocket escolheu e Gutenberg e como a performance melhorou [em inglês] devido ao uso do editor de blocos. Com exceção do topo e o rodapé, o novo site da empresa utiliza 100% o Gutenberg. Fiquei inspirado 🤩 por conta desse post!

Conheça cinco maneiras de obter o ID de um post ou página do WordPress.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

Criado pelo Caio de Moura Navas, o plugin CWD – Stealth Links 🔌 permite a criação de URLs no seu site (ex: seudominio .com.br/produto-afiliado) que redirecionam para outros endereços.

Dica de programação 💻

Com o filter excerpt_more [em inglês] você personaliza os três pontos (“…”) adicionados automaticamente no final do resumo (excerpt) de um conteúdo pelo WordPress. Este resumo é criado pela função PHP wp_trim_excerpt() que comentei no PainelWP 85.

Utilizando na prática 🚀

Para trocarmos os por (…), utilizamos:

function personalizar_resumo_final( $final ) {
    return '(…)';
}
add_filter( 'excerpt_more', 'personalizar_resumo_final' );

Outros links interessantes 🎁

Escrevi um post sobre como foi experimentar um formato diferente de evento online na comunidade de WordPress de Curitiba. Spoiler: foi um sucesso! 🌠

Entenda como será o futuro (próximo) para desenvolvedores de temas WordPress.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

23.FEV – Palestra online: Web Vitals – Como os Web Vitals irão afetar o ranqueamento das páginas no Google, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

24.FEV – Central de Ajuda online, organizado pela comunidade de Blumenau.

25.FEV – Palestra online: Como criar Widgets personalizados para o Elementor, organizado pela comunidade de Curitiba.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *