Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 73

Newsletter sobre WordPress – Edição 73

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Nesta edição continuo adicionando mais comentários para cada um dos itens, além de falar sobre os motivos de utilizar o WordPress em vez de uma plataforma proprietária. Também exploro um pouco mais a dica de programação e estou pensando em continuar fazendo algo parecido nas próxima edições. O que você está achando destas mudanças? Você pode me ajudar enviando sua resposta através do formulário de contato.

Novidades 📢

A pesquisa anual do WordPress de 2020 está aberta e o resultado de 2019 foi disponibilizado [em inglês] no formato de slides ou PDF/PPT para download. Esta pesquisa ajuda a entender como e por quem o CMS é utilizado. O resultado multas vezes compartilhado na palestra ‘State of the Word‘ feita pelo criador do WordPress.

Foi lançado o WooCommerce 4.6.2 com a correção de uma falha que permitia criação de contas no checkout por bots de Spam [em inglês] 🤖. Mesmo com esta atualização é recomendado a instalação de um plugin contra Spam, na matéria há indicação de vários.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Leia como corrigir o problema do Facebook e Instagram oEmbed no WordPress. Desde o dia 24 de outubro de 2020 o Facebook deixou de oferecer suporte ao “incorporar posts” (oEMbed) tanto do Facebook quanto do Instagram, para sites não autenticados.

Aprenda como criar múltiplos blocos em um plugin para reutilizar código [em inglês]. No final do texto, gostei do autor lembrar que o diretório de blocos aceita somente um bloco por plugin, mas que alguns casos faz sentido criar um plugin com múltiplos blocos.

Entenda como migrar do Squarespace para o WordPress. Alguns dos motivos para você sair de qualquer plataforma paga (incluindo Wix, Webflow, Medium e etc) e ir para o WordPress são:

  1. Melhorar a otimização para os mecanismos de buscas (SEO);
  2. Adicionar mais funcionalidades conforme for precisando;
  3. Ter total controle sobre o seu conteúdo e site;
  4. Ter autonomia, não ficando à mercê de decisões comerciais que favorecem a plataforma e podem ser negativas ao seu projeto.

Lembrando que migrações de sites entre diferentes plataformas, independente de qual seja, sempre é algo que dá bastante trabalho. Não existe um solução simples que importe o site exatamente do jeito que era, você sempre vai precisar adaptar algumas coisas a estrutura da nova plataforma.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

O plugin Advanced Post Manager 🔌 [em inglês] é uma ferramenta para desenvolvedores que querem aprimorar a listagem de seus CPTs (Custom Post Tyes) utilizando uma interface intuitiva para adições colunas e filtros.

Dica de programação 🚀

O WordPress possui duas funções para obter o diretório do tema, que pode gerar um pouco de confusão. Segue a explicação de cada uma delas:

  1. get_template_directory_uri() [em inglês]: diretório do tema ascendente (parent theme), que é o próprio tema se o tema ativo não for um tema descendente (child theme);
  2. get_stylesheet_directory_uri() [em inglês]: diretório do tema ativo, que pode ser um tema ascendente (parent theme) ou tema descendente (child theme).

Utilizando na prática 💪

get_template_directory_uri()

  1. Você está criando um tema “padrão” e quer o diretório dele;
  2. Você está criando um tema ascendente e quer o diretório dele.

get_stylesheet_directory_uri()

  1. Você quer o diretório do tema ativo, independente do tipo dele;
  2. Você está com um tema descendente ativo e quer o diretório dele.

Outros links interessantes 🎁

Parabéns pelos 5 anos na Automattic do Rafael Funchal 🎂! Concordo plenamente com ele que trabalhar com pessoas incríveis e solícitas é uma das coisas mais incríveis que existe. Recomendo muito a leitura do credo da Automattic – é inspirador. Por um bom tempo utilizei esta versão como plano de fundo da minha área de trabalho. (Se você ficou na dúvida: não, não trabalho na Automattic. Sou apenas um fã 😍)

Parabéns também ao Fellyph Cintra pelos 1K+ inscritos no canal 🎥! Gosto muito do conteúdo e sou muito grato pelo conhecimento que é compartilhado por ele. Sempre aprendo bastante 📝. Obrigado também pelos agradecimentos ao PainelWP e por ajudar a divulgá-lo também. Desejo muito sucesso nesta nova fase 🚀.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

24.NOV – Palestra ‘Personalizando seu WordPress com CSS’, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

30.NOV – Palestra ‘Prototipando sites WordPress’, organizado pela comunidade de Curitiba.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙