Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 71

Newsletter sobre WordPress – Edição 71

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Foi bem interessante publicar a edição anterior como uma thread do Twitter, assim outras pessoas podem retweetar e curtir trechos específicos. Vou continuar publicando a newsletter neste formato também, assim fica acessível para mais pessoas.

Nesta edição adicionei mais comentários para cada link, assim como compartilhei algumas experiência próprias em alguns deles. Também estou expandindo a seção ‘Dica de programação’ para trazer mais exemplos práticos.

Esta semana temos três eventos da comunidade brasileira de WordPress. Recomendo separar um tempo para participar deles! Também será possível assistir a gravação depois.

Boa leitura!

Novidades 📢

O WordPress 5.6 Beta 1 já está disponível para você testar e reportar erros (bugs).

Complementando a notícia acima, os widgets baseados em blocos não farão parte do WordPress 5.6 [em inglês]. Esta é a segunda vez que a funcionalidade é removida de um lançamento e um dos motivos é que o time de desenvolvimento ainda não está completamente seguro de que esta atualização será totalmente compatível com o conteúdo dos usuários das versões anteriores.

O Twenty Twenty-One, novo tema padrão do WordPress, terá suporte ao modo escuro (dark mode) via plugin [em inglês].

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda quais são as boas práticas relacionadas a SEO e desenvolvimento para Web Stories 🎥, com o novo plugin do WordPress para Web Story.

Confira esta checklist para deixar o WordPress mais seguro, com muitos itens que abordam desde pré-instalação à revisões periódicas. Gostei da funcionalidade que salva os itens marcados 💾 no seu navegador para poder fechar o site e voltar a ele em outro momento. Como recomendação para qualquer checklist que você achar na internet: não foque em simplesmente fazer todos os itens, é importante entender o motivo daquele item ser realizado, pois talvez ele possa não fazer sentido (ou até prejudicar) o projeto que você está trabalhando.

Entenda quais são os principais fatores de rankeamento do Google para o conteúdo do seu site. Spoiler: ninguém sabe exatamente quais são 😱.

Veja este guia básico de temas do WordPress. Estava conversando com algumas pessoas sobre o que é possível fazer dentro do CMS e a resposta é: tudo que dá para fazer em HTML, CSS e JavaScript, é possível fazer no WordPress. Ou seja, não há nenhuma limitação da plataforma em termos visuais em relação a qualquer outra.

Conheça 10 plugins para adicionar carrossel de imagens (sliders) no WordPress. Lendo o título original do post “10 Excelentes Plugins para Apresentação de Slides do WordPress para Sites Cativantes”, achei que estava se referindo à alternativas ao PowerPoint para fazer apresentações on-line. Ao ler o conteúdo descobri que era carrossel de imagens 😢.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

O plugin Pagador (Braspag) para WooCommerce 🔌 integra a sua loja virtual com o gateway de pagamento brasileiro Braspag.

Dica de programação 🚀

Com a função PHP get_template_part [em inglês] você facilmente carrega arquivos com partes de códigos reusáveis que você criou em seu tema. Desde o WordPress 5.5 (11.AGO.2020) é possível enviar variáveis para esta função, deixando esta função muito mais poderosa.

Utilizando na prática 💪

Quando vejo que um trecho de código do tema se repete mais de uma vez (como um card com as informações de um post ou CPT), costumo criar um arquivo separado e chamá-lo com o get_template_part, passando como argumento os dados (ou objeto) do post. Desta maneira preciso só fazer manutenção de um único arquivo ao atualizar aquele trecho de código.

Outros links interessantes 🎁

Nesta conversa com Joe Casabona no podcast Post Status 🎧 [em inglês], foi discutido vários assuntos interessantes, dentre eles destaco dois:

  1. A decisão da W3C em não adotar o WordPress e o impacto destes motivos no futuro do WordPress. O principal se deve a imprevisibilidade atual do editor de blocos, impossibilitando criar uma solução a longo prazo (cerca de 3 anos). Eu mesmo escolhi recentemente utilizar o plugin Elementor em um projeto, justamente porque não queria arriscar ter que reescrever boa parte do código em alguns meses;
  2. A falácia de que se você montar um curso online você vai ter facilmente uma renda passiva 💸. Primeiro que para você conseguir vender o seu curso, é necessário já ter um público interessado em comprá-lo e montar essa audiência não é algo simples e rápido. Segundo, um curso está longe de ser algo passivo. Pois você precisa (e deve) dar suporte contínuo para os alunos.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

27.OUT – Palestra ‘Conhecendo o WordPress Multisite’, organizado pela comunidade de Porto Alegre.

28.OUT – Palestra ‘Hospedagem de WordPress sem Complicações , organizado pela comunidade de Curitiba.

28.OUT – Palestra ‘LGPD na prática para desenvolvedores e agências WordPress’, organizado pela comunidade de Belo Horizonte.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙