Pular para o conteúdo
Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 143

Newsletter sobre WordPress – Edição 143

Oi visitante! Bom ver você por aqui!

Chegou sua dose semanal de notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você chegou agora por aqui: o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração, Twitter ou Instagram.

🧙‍♂️ Nota do editor

Refletindo sobre o que podia fazer para avançar na missão do PainelWP, tomei a difícil decisão de pausar a seção “💻 Dica de programação” para poder focar em uma nova área (mais novidades em breve!). As dicas começaram na edição 68 e a cada nova edição, dediquei mais tempo para estudar e criar exemplos úteis para cada função. Por conta disso, em determinadas semanas, o tempo investido para a dica era até maior que o para criar o conteúdo da própria newsletter. Isto pesou bastante nesta decisão.

Acredito que o projeto das dicas é bem importante, pois aprendi bastante escrevendo-as e sempre tive um retorno muito positivo. Então, caso alguém tiver disposto a continuá-lo, ficarei mais que feliz em divulgá-lo aqui.

📢 Novidades

Foi lançado o WordPress 5.9.2, uma atualização de manutenção que corrige 3 itens de segurança e 1 erro. Como esta é uma versão de segurança, é recomendável que você atualize seus sites imediatamente. Todas as versões desde o WordPress 3.7 também foram atualizadas.

O plugin Gutenberg 12.8 foi lançado [em inglês] e entre as principais novidades estão: Web Fonts API (para arquivos de fontes dentro do tema), possibilidade de agrupar grupos de blocos, um atalho para a criação de links dentro de um conteúdo e muito mais. Estas alterações provavelmente farão parte do WordPress 6.0.

Um gerador de padrões será lançado no WordPress.org [em inglês] permitindo a expansão do diretório oficial de padrões através do envio de novos padrões pelos usuários da comunidade. Acredito que isto é um passo muito importante para facilitar a construção de sites utilizando a plataforma de maneira rápida e eficiente.

📚 Tutoriais, guias e ferramentas

Assista a gravação da palestra ‘GraphQL e WordPress, uma bonita união’ 🎥, que aconteceu no WordCamp São Paulo 2018. A utilização do GraphQL no lugar da REST API, permite fazer operações complexas com apenas uma requisição HTTP, sem precisar alterar a API. Isto possibilita expandir o uso do WP para soluções totalmente desacopladas do CMS, como é o caso de sites headless e aplicativos mobile.

É importante saber como não pedir ajuda na comunidade WordPress em fóruns e grupos, para não cometer erros que vão comprometer suas chances de obter uma boa resposta.

Confira esta checklist de SEO para um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca. Um dos itens mais importantes (e muitas vezes negligenciado) é o “escreva para humanos, não para robôs” pois, se você não estiver entregando conteúdo de valor para seus visitantes, mais cedo ou mais tarde, isto irá impactar a sua classificação nos mecanismos de busca.

💎 Dica de bloco, plugin ou tema

O plugin Mailpoet 🔌 [em inglês] permite que você crie e envie uma newsletter diretamente pelo painel administrativo do WordPress. Ele oferece uma conta gratuita para até 1.000 inscritos, permitindo também que os e-mails sejam enviados pela Amazon SES SendGrid ou um outro serviço de SMPT. Este é o plugin que utilizo para enviar o PainelWP deste a primeira edição.

O artigo “como a comunidade do WordPress está ajudando a Ucrânia contra a invasão da Rússia” [em inglês] é uma leitura bem emocionante sobre como podemos expandir nossos esforços para ajudar pessoas em situações de risco.

🗓️ Próximos eventos online da comunidade

24.MAR – Palestra online “Checklist de SEO para sites WordPress”, organizada pela comunidade de São Paulo.

31.MAR – Palestra online “Turbine seu fluxo de trabalho com WP-CLI”, organizada pela comunidade de Curitiba.

🔄 Indicação ganha-ganha

Ganhe $15 na hospedagem da Cloudways [link afiliado]. Esta é a hospedagem que utilizo para o PainelWP, meu blog e outros projetos pessoais. Escolhi um servidor na VULTR localizado em Dallas, por ser o mais próximo ao Brasil disponível dentre todas as opções. Estou muito satisfeito com o serviço e desde que migrei para eles a velocidade dos meus sites melhorou consideravelmente.

💼 Vagas de WordPress

WordPress Developer na iThemes (remoto, inglês obrigatório).

Back-end JS/Node Pleno/Sênior na Apiki (remoto).

Programador PHP – Pleno na Seox (remoto).

Junior SEO Analyst na Pipefy (remoto, inglês obrigatório).

WebDesigner WordPress na Like do Brasil (Campinas – SP).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

💬 Suporte gratuito de WordPress

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Creative Commons License
Except where otherwise noted, the content by Daniel Kossmann Ferraz is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.