Pular para o conteúdo
Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 141

Newsletter sobre WordPress – Edição 141

Oi visitante! Bom ver você por aqui!

Chegou sua dose semanal de notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você chegou agora por aqui: o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração, Twitter ou Instagram.

🧙‍♂️ Nota do editor

Separei várias notícias interessantes nesta edição (uma delas foi uma indicação, obrigado!) e, como todas são em inglês, decidi escrever um pouco mais sobre cada uma delas.

📢 Novidades

A tão esperada API de fontes web do WordPress será lançada no Gutenberg 12.8 [em inglês] e deverá fazer parte do WP 6.0. Esta inclusão deveria ter sido feita no WordPress 5.9, mas foi prorrogada para que pudesse ter suporte ao theme.json e permitir sua utilização sem precisar alterar código PHP. Inicialmente apenas fontes locais serão suportadas, mas está sendo discutido a possibilidade de adicionar suporte ao Google Fonts, com uma solução que faça o download dos arquivos da fonte para melhorar a velocidade e privacidade em seu uso.

Foi lançado o Sage 10 [em inglês], um tema inicial (starter theme) para ajudar você a desenvolver temas customizados mais rápidos. Entre as novidades está o uso do Acorn (para possibilitar usar componentes do Laravel no WP), Blade’s View Composers, Laravel’s Components, Tailwind CSS, Bud e muito mais. Sempre achei as ferramentas desta empresa tecnicamente muito interessantes, mas desenvolver um site em WP com elas exige todo um aprendizado para utilizar as funções e jeitos específicos dessas ferramentas.

A Strattic adquiriu o plugin WP2Static e planeja relançá-lo no repositório oficial [em inglês]. Com este plugin você pode gerar um site estático a partir da sua instalação do WP e enviar os arquivos para um servidor de hospedagem “estático” (sem suporte à PHP). Estou pensando em transformar em estático um site que não atualizo mais o conteúdo, para não precisar mais me preocupar com atualizações do WP e diminuir a carga do servidor.

📚 Tutoriais, guias e ferramentas

Utilize esta checklist interativa para lançamento de sites WordPress e evite cometer vários erros comuns nesta fase tão importante do processo. Para fazer a checklist utilizei o plugin da dica da edição 139.

Aprenda como adicionar uma coluna na página da lista de pedidos do WooCommerce. O autor utilizou como exemplo a adição de uma coluna para exibir a “Chave de Licença” de cada pedido.

💎 Dica de bloco, plugin ou tema

O plugin My Private Site 🔌 [em inglês] é uma maneira fácil de você tornar um site WordPress privado (somente acessível para quem tem um usuário). Vale a pena assistir o vídeo explicando como o plugin funciona, é bem instrutivo. Nos meus teste precisei ativar o modo “Compatibility Mode: Theme Fix” para que o plugin funcionasse com o tema Twenty Twenty-Two.

💻 Dica de programação

Aprenda como utilizar a função copy_dir() e veja um exemplo prático de código PHP para fazer a cópia de uma pasta dentro do diretório de uploads para uma nova pasta no mesmo diretório.

Neste podcast sobre a governança em projetos de código aberto 🎧 [em inglês], o Morten Rand-Hendriksen (membro ativo da comunidade internacional do WordPress) traz vários pontos muito interessantes sobre o que não está funcionando bem neste tipo de projeto e os possíveis motivos para isto. É uma verdadeira aula sobre a filosofia e a política do movimento de código aberto!

🗓️ Próximos eventos online da comunidade

12.MAR – Palestras e Happy Hour, organizado pela comunidade de Florianópolis [presencial].

🔄 Indicação ganha-ganha

Ganhe $15 na hospedagem da Cloudways [link afiliado]. Esta é a hospedagem que utilizo para o PainelWP, meu blog e outros projetos pessoais. Escolhi um servidor na VULTR localizado em Dallas, por ser o mais próximo ao Brasil disponível dentre todas as opções. Estou muito satisfeito com o serviço e desde que migrei para eles a velocidade dos meus sites melhorou consideravelmente.

💼 Vagas de WordPress

Front-End JS/React Pleno/Sênior na Apiki (remoto).

Desenvolvedor(a) Full Stack Sênior na Studio Visual (remoto).

Programador PHP – Pleno na Seox (remoto).

Junior SEO Analyst na Pipefy (remoto, inglês obrigatório).

WebDesigner WordPress na Like do Brasil (Campinas – SP).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

💬 Suporte gratuito de WordPress

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Creative Commons License
Except where otherwise noted, the content by Daniel Kossmann Ferraz is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.