Newsletter WordPress – Edição 13

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal com as principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🎉

Nesta edição número 13, que veio na semana depois de uma sexta feira 13, decidi dedicar um pouco de tempo para incrementar o visual da newsletter 🎨. Recebi também algumas ideias legais sobre como melhorar e estou vendo como aplicá-las. Se você tiver alguma sugestão também, responda o e-mail enviando ela!

Novidades 📢

Depois de ter implementado um lazy loading no Chrome, o Google lançou o plugin Native Lazyload [em inglês] para adicionar esta funcionalidade no WordPress.

A Flywheel adicionou suporte ao Linux para a ferramenta ‘Local  🎥. Esta é a maneira mais fácil que encontrei até agora para roda o WordPress em Windows ou Mac e fiquei bem feliz de poder utilizar no Linux também.

Foi lançado (finalmente) um plugin oficial da Creative Commons [em inglês] para você atribuir uma licença livre ao seu conteúdo. Falando nisso, acabei de adicionar uma licença CC BY-SA para este e-mail e todo o conteúdo já publicado no PainelWP. Viva o compartilhamento de conhecimento!

Olha que sensacional esse protótipo para a edição do site inteiro com o Gutenberg [em inglês]! Confesso que a ideia foi muito além do que eu pensava ser possível (os designers vão pirar no ‘modo Design’) e não restou dúvidas que os page builders, da forma que conhecemos, estão com seus dias contados.

Um estudo de caso de como a velocidade de carregamento do site WPBeginner foi melhorada com geradores de sites estáticos para WordPress [em inglês].

Nesta edição número 13, que veio na semana depois de uma sexta feira 13, decidi dedicar um pouco de tempo para incrementar o visual da newsletter 🎨. Recebi também algumas ideias legais sobre como melhorar e estou vendo como aplicá-las. Se você tiver alguma sugestão também, responda o e-mail enviando ela!

Outros links interessantes 🎁

Para quem é feito o WordCamp? Fica aí essa questão pessoal! (no post tem a resposta)

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Este é um ótimo vídeo para explicar a diferença entre WordPress.com ou WordPress.org 🎥. De quebra você recebe uma explicação sobre CMS e outras coisas importantes. #mandaprocolegadosebrae

O plugin Gutenberg Page Building Toolkit – EditorsKit [em inglês] adiciona muitas funcionalidades úteis ao editor de blocos, como: visibilidade em dispositivos, alteração de cores para trechos de texto, estilos para imagens (ex: circular), markdown e vários outros. Estou torcendo para que várias dessas funcionalidades sejam implementadas como padrão no Gutenberg.

Veja como configurar o SSL com Let’s Encrypt, EasyEngine e WP-CLI.

O WP Rig é um Starter Theme [em inglês], um tema para você usar como base para criar temas, que foca em produtividade, sem deixar de seguir os padrões de código do WordPress. Eu sempre aprendo bastante olhando os códigos de projetos assim, recomendo essa prática.

Aprenda sobre a Lei de Proteção de Dados Pessoais no WordPress (GDPR).

Mais um tutorial legal sobre como usar o WP CRON na prática com wp_schedule_event[em inglês].

Aprenda tudo sobre WordPress Multisite neste guia. Spoiler: é um jeito nativo de você gerenciar vários sites dentro de uma mesma instalação.

Uma lista legal com 90 ferramentas essenciais para web designers e desenvolvedores WordPress [em inglês]. Indo contra os clickbaits, vou fazer uma chamada anti-clickbait: a número 30 você provavelmente já usa, é o plugin Yoast SEO.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

Para abranger mais tipos de projetos, não só plugins, a partir desta edição vou estar indicando também temas e ferramentas criados por brasileiros para o ecossistema do WordPress.

A primeira indicação desta nova fase é o WP Plugin Skeleton, um esqueleto para ajudar a você criar o seu próprio plugin.

Colabore na próxima edição

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo!

Então você pode ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞! Mande ele pela página de colaboração.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress
🧙