Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 123

Newsletter sobre WordPress – Edição 123

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙‍♂️

Estou muito feliz de anunciar que o PainelWP é um dos patrocinadores do WordCamp São Paulo 2021. Além disto, agora o projeto também tem uma logo oficial! Na próxima edição vou falar mais sobre ele.

Novidades 📢

O repositório de exemplos de código do Gutenberg foi atualizado e está procurando colaboradores [em inglês]. Vários deles não refletiam as últimas modificações na maneira de escrever os códigos – apesar de serem funcionais – e foram atualizados. O objetivo destes exemplos é ajudar quem quer aprender a criar blocos. Eles cobrem vários casos comuns, sendo necessário ter mais contribuições para usos mais complexos.

Foi lançado o YoghCast, um podcast sobre WordPress. No primeiro episódio, a conversa girou em torno do tema “a paixão pelo WordPress”, falando sobre a história de cada um dos participantes com a plataforma, suas vantagens e qual é o futuro dela. Fico bem feliz de termos agora também um podcast brasileiro sobre WP e estou ansioso pelos próximos episódios!

Já é possível listar os temas que suportam a Edição completa do site (Full Site Editing) no diretório oficial de temas do WordPress.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Aprenda qual nome e domínio você deve utilizar para seu blog. Estes são os dois primeiros passos para quem quer criar um blog e muitas vezes pode ser bem intimidador. Por isto, escrevi este artigo para ajudar você a dar este primeiro passo.

Veja os primeiros passos parar criar um site WordPress headless com o Vue.js. Gostei do artigo mencionar quando headless não é a melhor opção e quem deve evitá-lo. Estes pontos normalmente são deixados de lado. Só não concordo com o argumento que esta solução possibilita que o site tenha um design único, pois isso também é possível com o WordPress padrão.

Dica de bloco, plugin ou tema 💎

O plugin PublishPress Authors 🔌 [em inglês] possibilita que você defina mais do que um autor para posts e páginas, crie autores convidados (guest authors) sem precisar criar uma conta de usuário e exibe uma seção com informações do autor (ou autores) no final do conteúdo (funcionalidade que nem todo tema possui).

Dica de programação 💻

Aprenda como utilizar a função PHP esc_textarea() e veja um exemplo de código para exibir corretamente entidades HTML dentro de um formulário.

Outros links interessantes 🎁

O artigo dane-se o SEO é uma reflexão válida sobre o foco excessivo que muitas vezes se dá à pontuações e outros indicadores de plugins de SEO para WordPress. O foco da produção de conteúdo deve ser sempre entregar algo de qualidade para o usuário final e depois de agradar aos mecanismos de busca. O bom do WP é que ele já vem com muitos dos requisitos básicos como padrão, mas ainda depende de plugins para coisas como o protocolo Open Graph. Vejo os plugins de SEO mais como um direcionador e não como um ditador das regras para o que escrevo.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

28.OUT – Mesa redonda online “O que fazer após a publicação de um site WordPress?”, organizada pela comunidade de Curitiba.

27.NOV – WordCamp São Paulo.

Indicação ganha-ganha 🔄

Ter um bom e-mail é uma das coisas que considero mais críticas em um negócio, pois um e-mail não recebido ou não enviado por algum tipo de problema técnico, pode ter um impacto direto na receita da empresa. Por conta disso, utilizo e indico o Google Workspace [link afiliado]. Com ele é possível ter um GMail, Google Docs e Calendar exclusivos para a sua própria empresa, facilitando assim a organização e a colaboração de todos que trabalham nela. Além disso, você não precisa mais se preocupar com algum computador dar problema e todos os e-mails que estavam nele se perderem, pois tudo fica salvo na nuvem. Se você quiser um cupom de desconto, só entrar em contato comigo!

Vagas de WordPress 💼

WordPress Content Writer na Awesome Motive (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor WordPress Pleno no Brasil de Fato (São Paulo, SP).

WordPress Product Developer na GiveWP (remoto, inglês obrigatório).

Happiness Engineer na Automattic (remoto, inglês obrigatório).

WordPress Developer na Rock Content (remoto, inglês obrigatório).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *