Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 103

Newsletter sobre WordPress – Edição 103

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Nota do editor 🧙

Fiz uma pequena alteração na “Dica de programação 💻”: como o link para a documentação oficial era sempre em inglês e eu já referenciava ele no meu post com o exemplo prático, optei por deixar apenas o post com a explicação em português.

Novidades 📢

O WordPress 5.8 Beta 1 já está disponível para testes!

O WordPress 5.8 terá suporte à imagens no formato WebP [em inglês]. Este é um formato que promete imagens com peso pelo menos 25% menor do que PNG e JPG, sendo atualmente suportado por 95% dos navegadores utilizados.

A hospedagem Pagely lançou o plugin Really Rich Results [em inglês] para facilitar a geração de dados estruturados (Schema.org) no WordPress.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Você sabe qual é a diferença entre WP_MEMORY_LIMIT e WP_MAX_MEMORY_LIMIT no WordPress? Eu descobri semana passada e escrevi esse post para compartilhar.

Conheça os 25+ melhores temas gratuitos e pagos para WooCommerce.

O WP Hosting Benchmarks [em inglês] é um site inteiramente dedicado à análise de hospedagens para WordPress e WooCommerce. O seu grande diferencial é prover uma análise imparcial baseada totalmente em dados.

Confira a décima oitava aula do curso de desenvolvimento de blocos Gutenberg 🎥 e assista como trabalhar com estilos de blocos.

Dica de bloco, plugin ou tema 💎

Com o plugin WP Term Images 🔌 [em inglês] você pode associar uma imagem à categorias, tags e outras taxonomias.

Dica de programação 💻

Veja como utilizar a função PHP size_format() para exibir o tamanho de um arquivo enviado para o WordPress em formato mais legível para humanos.

Outros links interessantes 🎁

Você sabia que a comunidade de WordPress de São Paulo criou um pacote de Wapuu com temática paulistana? As artes são abertas e estão disponíveis no formato SVG. Fico em dúvida se eu gosto mais da versão que segura um brigadeiro ou da que segura um pastel e um copo de caldo de cana (com limão por favor) 🤔.

Próximos eventos online da comunidade 🗓️

24.JUN – Palestra online “Usando Kubernetes para hospedar o WordPress”, organizada pela comunidade de São Paulo.

29.JUN – Palestra online com tema a definir, organizada pela comunidade de Porto Alegre.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade brasileira de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

Indicação ganha-ganha 🔄

Ganhe $15 na hospedagem da Cloudways [link afiliado]. Esta é a hospedagem que utilizo para o PainelWP, meu blog e outros projetos pessoais. Escolhi um servidor na VULTR localizado em Dallas, por ser o mais próximo ao Brasil disponível dentre todas as opções. Estou muito satisfeito com o serviço e desde que migrei para eles a velocidade dos meus sites melhorou consideravelmente.

Vagas de WordPress 💼

Desenvolvedor WordPress na Pipefy (remoto, inglês obrigatório).

Senior Product Designer na Delicious Brains Inc (remoto, inglês obrigatório).

UX Designer na WebDevStudios (remoto, inglês obrigatório).

Web Designer na Zyte (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor PHP / Laravel / WordPress na Inisev (remoto, inglês obrigatório).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que quinta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *