Pular para o conteúdo
Início » Edições Anteriores » Newsletter WordPress – Edição 5

Newsletter WordPress – Edição 5

Esta é a sua newsletter semanal com as principais notícias, matérias e vídeos sobre o fabuloso mundo do WordPress!

Novidades novas

Foi aberta uma chamada em busca de voluntários para ajudar no manual oficial de meetups [em inglês]. Independente se você já organizou um meetup de WordPress, esta é uma ótima oportunidade de colaborar com a comunidade.

O WordCamp for Publishers 2019 vai acontecer nos dias 7 a 9 de agosto, nos EUA, e eles vão disponibilizar um livestream [em inglês] para todos que não puderem ir. O evento é focado em empoderar os participantes ensinando boas práticas e encorajando a colaboração na criação de ferramentas de código aberto para editores de conteúdo. Legal né?!? Dá uma olhada nesta programação sensacional [em inglês]. Essa é uma ideia legal de WordCamp para fazermos aqui no Brasil!

Falando em eventos, saiu um resumo das atividades realizadas no Contributor Day do WordCamp Europa 2019 [em inglês].

O plugin All-in-One WP Migration 7.0 corrigiu uma vulnerabilidade de XSS e outra na 7.1 [em inglês], então corre lá para atualizar se você usa ele!

Saiu um experimento que adiciona suporte ao Gutenberg nos comentários [em inglês].

O Newspack abriu uma chamada para a sua segunda fase [em inglês]. Este é um plugin fechado da Automattic, focado em sites de notícias. Eles publicaram uma demonstração em vídeo da funcionalidade de criação da página inicial [em inglês] que é bem interessante e já dá para ter uma ideia do potencial de blocos personalizados do Gutenberg.

Tópicos aleatórios

O Matt divulgou um projeto bem legal de um fundo de tela animado do WordPress [em inglês]. Pena que só funciona no Mac, mas já estou pesquisando uma opção para Linux (aceito sugestões).

Curiosidades

A comunidade WordPress está completamente dividida em relação a tradução que sugeri na última newsletter para slug. Para colocar mais lenha na fogueira, alguém falou (estou protegendo a fonte aqui) que o significado da palavra slug é lesma. Essa pessoa explicou que no inglês há o snail, que é o caracol que tem a concha, e o slug que é a lesma, sem concha. Por isso que slug foi a palavra escolhida para o endereço dos post/página, pois é o título do mesmo “limpo”, sem os caracteres especiais e espaços. Depois desta descoberta mind blowing, a equipe de tradução decidiu fazer um retiro de duas semanas no meio da Amazônia para pensar com mais calma se vamos falar “retranca” ou “lesma” a partir de 2020. Brincadeirinha, tá todo mundo bem de boa com “slug” mesmo.

Tutoriais e guias

Não perca a cabeça e entenda o que é WordPress Headless neste vídeo cheio de piadinhas como a do começo desta frase.

Quer criar um plugin para WordPress sem ser desenvolvedor? Então vale a pena dar uma olhada nesses slides do último meetup de Curitiba.

Aprenda como corrigir o erro 521 no Cloudflare e WordPress.

Entenda como fazer o backup completo do WordPress de maneira simples. Spoiler: é usando o plugin que tem a notícia da falha de segurança mais acima. Confesso que já uso ele faz um tempo e nunca tive problema, mas sempre mantive tudo atualizado.

Veja a lista dos erros mais comuns que iniciantes no WordPress fazem [em inglês]. É praticamente certo que você comete o terceiro erro! Mentira, era só para zoar com as chamadas clickbaits. Se bem que, pensando melhor, bem provavel que você conheça um site com esse problema.

Ajuste seu código com essas 10 micro otimizações para deixar seu WordPress mais rápido [em inglês].

Plugin brasileiro em destaque

Adicione um passo no checkout do WooCommerce para registrar ou logar o usuário com o plugin WooCommerce Checkout Flow.

Colabore na próxima edição

Se você leu algum artigo ou assistiu um vídeo legal sobre WordPress e gostaria que ele fosse compartilhado com mais pessoas, mande pela página de colaboração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *