Oi visitante! Bom ver você por aqui!

Chegou sua dose semanal de notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você chegou agora por aqui: o objetivo desta newsletter é fomentar o ecossistema de WordPress em português. Como? Uma das maneiras é ajudando a divulgar conteúdo e servir como inspiração para que mais conteúdo seja criado. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração, Twitter ou Instagram.

🧙‍♂️ Nota do editor

Amanhã (13.JUL) não é só o dia mundial do rock🤘 mas também meu aniversário 🥳. Se você gosta do conteúdo que crio e queira me dar um presente, veja minha lista de desejos da Amazon 🎁.

📢 Novidades

O terceiro release candidate (RC3) para WordPress 6.6 está pronto para testes. Esta versão inclui mais de 8 correções de erros para o editor e 18 tíquetes para o núcleo do WP. O lançamento da versão final está prevista para próxima terça (16 de julho). Que tal aproveitar e ajudar a traduzir o WordPress para o português?

Entenda mais sobre a melhoria na performance das options do WordPress 6.6, uma alteração “invisível” que poderá impactar positivamente a velocidade de carregamento do seu site ou loja virtual.

📚 Tutoriais, guias e ferramentas

Aprenda como criar modelos de publicação no WordPress utilizando o Editor de Blocos, Elementor, Divi ou código. Isto é ótimo para facilitar a criação (e a consistência) de posts, landing pages e outros tipos de conteúdo. No final também há uma lista com cinco dicas para criar esses modelos.

O WP Remote Work [em inglês] é o melhor agregador de vagas remotas relacionadas a WordPress que já utilizei. Ele possui vários filtros que facilitam acompanhar o tipo de vaga que você procura, possuindo opções que não são muito comuns como Produto, QA e liderança. Recomendo também a leitura deste tweet do autor comentando o motivo de ter criado o site [em inglês].

💎 Dica de bloco, plugin ou tema

plugin User Blocker 🔌 [em inglês] permite fazer o bloqueio de acesso da área administrativa para determinados usuários ou funções (tipos) de usuários. É possível fazer isso permanentemente (útil para quando alguém deixa uma empresa), por data (com intervalo de início e fim) e por horário (intervalo para cada dia da semana, útil para bloquear o acesso fora do horário comercial). Além disso, há uma opção para personalizar a mensagem de bloqueio exibida na tela administrativa para cada bloqueio.

Escute (ou assista) esta conversa com Matt Mullenweg (co-fundador do WordPress) no podcast Good Work [em inglês] 🎧🎥 (1h30min) sobre os mais variados tópicos, como: música, mentalidade da escassez e abundância, o que ele aprendeu tirando três meses sabáticos, qualidades que procura ao contratar alguém e muito mais.

💌 Apoie o PainelWP

Se você gosta desta newsletter e deseja retribuir, suporte o PainelWP no Apoia.se. O apoio mínimo é apenas R$1,25 por edição (R$5 por mês).

Um agradecimento especial a todas as pessoas que apoiam o PainelWP. Vocês ajudam a manter o projeto saudável e sempre evoluindo! 💙

🗓️ Próximos eventos online da comunidade

30.JUL – Palestra presencial “SSG: Usando PHP para gerar sites rápidos e fáceis de hospedar”, organizado pela comunidade do Rio de Janeiro.

16-17.AGO – WordCamp Rio 2024, organizado pela comunidade do Rio de Janeiro.

O objetivo desta lista é ajudar na divulgação dos eventos online e gratuitos da comunidade de WordPress. Envie uma mensagem se você sabe de um evento que não está listado aqui.

💼 Vagas de WordPress

Desenvolvedor(a) WordPress Sênior e Pleno, na Pacy.co (remoto, inglês obrigatório).

Desenvolvedor(a) WordPress Full Stack e Gestor de Projetos, na Yogh (remoto).

Team Lead e Lead Web Engineer, na 10up (remoto, inglês obrigatório).

PHP WordPress Developer (All In One Security), na UpdraftPlus (remoto, inglês obrigatório).

Lead Developer e Marketing Manager, na RebelCode (remoto, inglês obrigatório).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

🔄 Indicação ganha-ganha

Sua hospedagem oferece um suporte satisfatório? Se não, indico a hospedagem com suporte especializado em WordPress da Yogh. Desde a migração ao backup diário, a equipe deles está disponível para te ajudar. Desde que hospedei o PainelWP e meu blog pessoal neles não tive mais dor de cabeça com o site ou banco de dados caindo 😌.

💬 Suporte gratuito de WordPress

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress. Mas não fique triste, que sexta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

Publicado por

Edições relacionadas

  • Newsletter sobre WordPress – Edição 282

    Vulnerabilidade crítica plugin Really Simple Security (Really Simple SSL), lançado WordPress 6.7 “Rollins”, novo Design System WordPress Figma, edição somente conteúdo bloco, plugin Force First and Last Name as Display Name, 1.000 plugins fechados motivos segurança, eventos e vagas. Ler mais

  • Newsletter sobre WordPress – Edição 276

    WordPress 6.7 Beta 1, hackathon AnyoneCanWP, Johannes kit wireframe Figma, adicionar funcionalidades extras bloco, plugin Profile Links, Comunidade WordPress Mastodon, eventos e vagas. Ler mais

  • Newsletter sobre WordPress – Edição 274

    Site “Five for the Future” relançado, painel experimental saúde comunidade, conceitos básicos desenvolver temas, barra texto contínuo animado Elementor, plugin Search & Replace, WordCamp US e Mentalidade de Ecossistema, eventos e vagas. Ler mais


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *