Pular para o conteúdo
Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 149

Newsletter sobre WordPress – Edição 149

Oi visitante! Bom ver você por aqui!

Chegou sua dose semanal de notícias, tutoriais, dicas e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você chegou agora por aqui: o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração, Twitter ou Instagram.

🧙‍♂️ Nota do editor

Ontem participei de mais um evento da Comunidade de WordPress de Curitiba e aprendi várias dicas de plugins legais para a plataforma. Já deixei eles separados para compartilhar nas próximas edições da newsletter.

📢 Novidades

Foi lançado o WordPress 6.0 Beta 3, uma versão de testes para a nova versão da plataforma que deve ser lançada em 24 de maio de 2022.

O WordCamp US está testando uma iniciativa para conectar palestrantes de grupos sub-representados com patrocinadores para ajudar nos custos de viagem e hospedagem [em inglês]. Esta é uma ótima iniciativa que deverá ajudar a abrir portas para pessoas desses grupos que gostariam de palestrar mas não o fazem pelo alto custo da viajem. Seria interessante pensar em algo assim para os WordCamps nacionais (quando voltarem a serem presenciais), podendo até ser um plano novo dentro das cotas de patrocínio.

📚 Tutoriais, guias e ferramentas

Assista a gravação da palestra ‘WordPress, Marketing Digital e E-commerce’ 🎥 do último evento da comunidade de WordPress de São Paulo. 

Conheça as opções de widgets da versão gratuita do Elementor, com uma explicação sobre cada um deles. Este é um ótimo guia rápido para aprender mais sobre o plugin.

Falando nele, confira os 15 Melhores temas para o Elementor e veja em quais cenários é recomendado a utilização de cada tema. A lista especifica também se o item é gratuito ou pago e se é compatível com o WooCommerce e outros plugins (como o Google AMP). Conheci vários temas novos neste post, então recomendo bastante para quem quiser se atualizar.

Entenda quais são as melhores práticas de SEO para imagens. Gostei dos exemplos para o texto alternativo das imagens.

💎 Dica de bloco, plugin ou tema

O bloco Icon Separator 🧱 [em inglês] possibilita que você adicione um separador horizontal com um ícone, que pode ser escolhido a partir de uma biblioteca com diferentes coleções de ícones (Dashicons, WordPress, Ionicons e Bootstrap) ou então através de um código SVG. É possível alterar a cor, tamanho e posição do ícone e do separador horizontal. Confesso que fiquei bem impressionado com o resultado. Ter um separador horizontal com o ícone faz uma grande diferença visual no meio de um conteúdo. Uma dica é salvar o separador como um bloco reutilizável para ele poder ser facilmente adicionado em diferentes lugares do seu site. Se você quiser aprender mais, recomendo esta análise do bloco [em inglês].

Se inspire com este episódio de podcast com o Chris Coyier sobre o motivo da venda do site CSS-Tricks 🎧 [em inglês], que conta um um pouco da incrível jornada do Chris, uma das minhas principais referências de criação de conteúdo de qualidade de maneira consistente. Se você trabalha com front-end provavelmente já deve ter se deparado com algum tutorial do site (ex: seus guias de Flexbox e Grid já me ajudaram muito), que foi mantido pelo autor por 15 anos (2007-2022). Assim como o CSS-Tricks, vários projetos do Chris utilizam WordPress e ele é um grande fã da plataforma.

🗓️ Próximos eventos online da comunidade

Ainda não há nenhum evento da comunidade brasileira de WordPress agendado.

🔄 Indicação ganha-ganha

Ganhe $15 na hospedagem da Cloudways [link afiliado]. Esta é a hospedagem que utilizo para o PainelWP, meu blog e outros projetos pessoais. Escolhi um servidor na VULTR localizado em Dallas, por ser o mais próximo ao Brasil disponível dentre todas as opções. Estou muito satisfeito com o serviço e desde que migrei para eles a velocidade dos meus sites melhorou consideravelmente.

💼 Vagas de WordPress

Gerente de Projetos na Apiki (remoto).

Desenvolvedor Front-end Pleno, na Mentores Digital (em Curitiba/PR).

Support Superhero na WPMU DEV (remoto, inglês obrigatório).

Analista de Suporte WordPress na Yogh (remoto).

WordPress Content Writer na Awesome Motive (remoto, inglês obrigatório).

Quer divulgar a sua vaga aqui? Então preencha este formulário e envie sua vaga WordPress para o PainelWP. A ideia é selecionar cinco vagas por edição.

💬 Suporte gratuito de WordPress

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress. Mas não fique triste, que sexta que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙‍♂️

2 comentários em “Newsletter sobre WordPress – Edição 149”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *