Início » Edições Anteriores » Newsletter sobre WordPress – Edição 52

Newsletter sobre WordPress – Edição 52

Oi visitante!

Bem vindo à sua dose semanal de principais notícias, matérias e vídeos sobre o maravilhoso mundo do WordPress 🌟.

Se você é novo por aqui, o objetivo desta newsletter é fomentar a produção de conteúdo em português sobre WordPress. Como? Ajudando a divulgá-lo e servindo como inspiração. Você pode me ajudar enviando um artigo ou vídeo legal sobre WordPress 💞 pela página de colaboração ou no Twitter.

Novidades 📢

Foi lançado o WordPress 5.4.2, uma atualização de segurança 🔒 com 23 correções e aprimoramentos.

Extra, extra 📰! Soube diretamente do Matt Mullenweg que em breve teremos atualizações no projeto P2/o2 [em inglês]. Acho a ideia do projeto genial e muito útil, mas no momento tenho receio de utilizá-lo em produção pois faz tempo que não é atualizado.

Assista um resumo das principais novidades, com: 25 anos do PHP, WCEU 2020 e as andanças (virtuais) do Felipe Elia 🎥.

Saiu a versão 8.3 do plugin Gutenberg [em inglês], que adicionou a reorganização das categorias dos blocos, seletor de bloco pai (algo muito útil), controle de espaçamento (finalmente podemos começar a controlar o padding) e opção para cores dos links.

Tutoriais, guias e ferramentas 📚

Muito importante esta reflexão sobre não confundir plugins do WordPress com tecnologias ou processos 🎥, enfatizando os tópicos SEO, AMP e segurança.

Aprenda como traduzir plugins e temas WordPress do repositório oficial 🎥 e ajude a torná-los acessíveis para mais pessoas.

Confira esta lista de ferramentas úteis para utilizar com o WordPress.

Entenda como utilizar as ações, filtros e hooks personalizados no WordPress.

Criado ou colaborado por 💚 brasileiros 💛

Com o plugin WooCommerce Colors você personaliza as cores de botões e outros elementos do WooCommerce de maneira fácil.

Outros links interessantes 🎁

O mini documentário (11 minutos) chamado ‘Como o open source mudou a minha vida, com Max Stoiber‘ 🎥 [em inglês] conta a história deste desenvolvedor que ficou mais conhecido por criar projeto React.js Boilerplate. Destaco o trecho onde Max conta que quando criou e disponibilizou o React.js Boilerplate, estava resolvendo um problema que tinha constantemente. Ao fazer isso, no pior caso ele sempre poderia reutilizar esta solução. Mas no melhor caso, outras pessoas também iriam utilizar o seu código e sua carreira poderia melhorar muito. Achei inspirador! 🌠

Suporte gratuito de WordPress 💬

Existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil. Se você precisar de ajuda, este é o melhor lugar para tirar suas dúvidas.

Você também pode ajudar respondendo dúvidas! Veja o por que você pode (e deve) participar do Fórum de Suporte da Comunidade WordPress.

A melhor forma de começar é ajudando nos tópicos sem resposta do fórum. Para ajudar com perguntas repetidas, a comunidade mantêm uma página com respostas pré-definidas.


Acabou mais uma edição da sua newsletter favorita sobre WordPress, mas não fique triste que terça que vem tem mais! 👋

Abraços,
Daniel Kossmann
Mago do WordPress 🧙